Suzuki & FalconsGT

HISTÓRIA DA SUZUKI 4x4

"A vehicle that can take on rough roads and go to places that cars couldn't go in the past"

"Um veículo que pode pegar estradas acidentadas e ir a lugares que os carros não podiam ir no passado"
Com essa filosofia, nosso primeiro modelo de tração nas quatro rodas foi desenvolvido em 1970. Este foi o início do allgrip, a renomada tecnologia de tração nas quatro rodas da Suzuki.
Ao longo de quase meio século desde então, a Suzuki refinou sua tecnologia 4WD, ao mesmo tempo para expandir a gama de atividades do motorista, em outro para maior tranquilidade… Em vários momentos e locais, a Suzuki atendeu a várias demandas.
E agora, toda essa paixão e todas essas tecnologias acumuladas passaram por uma evolução completa para a série allgrip.

1970's

1970 - Desenvolvimento de veículo 4x4 leve.

O primeiro Suzuki 4x4 também foi o primeiro 4x4 de produção em massa na categoria de minicarros domésticos do Japão. Com o desenvolvimento a partir de 1968, o primeiro veículo leve Suzuki 4x4 ficou disponível em 1970 e foi comercializado com apenas três lugares. Para cumprir as limitações das dimensões externas da classe, o pneu sobressalente teve que ser instalado atrás do banco do passageiro dianteiro. Era um veículo simples com portas de lona com zíper e molas de lâmina para lidar com grandes cargas para o leve e minúsculo 4x4 (pesava apenas 600 kg e tinha uma distância entre eixos de 1930 mm). Um chassi separado permitiu o uso de painéis de carroceria leves. O primeiro LJ foi alimentado por um novo, mas igualmente pequeno, dois tempos de cilindro duplo refrigerado a ar, produzindo 25 cv de seu 360cc.

1975 - O LJ50 foi exportado para a Austrália, tinha unidade de 550cc.

O LJ10 alcançou sucesso no mercado doméstico, mas a Suzuki sabia que outros países, sem a categoria de minicarros do Japão, precisariam de um motor maior. Os países não são maiores do que a Austrália, então quando o LJ50 foi exportado para lá, ele tinha uma unidade de dois tempos refrigerada a água de três cilindros de 550cc que dava melhor potência. A roda sobressalente foi deslocada para o lado de fora, em um cabide na parte traseira permitindo dois assentos de passageiros traseiros, ambos voltados um para o outro. As versões hard e soft-top estavam disponíveis na Austrália, onde o LJ50 logo ganhou reputação como um veículo divertido para qualquer lugar.

1977 - Nascimento do último modelo LJ, o LJ80.

O desenvolvimento de luxo para o que era originalmente um utilitário 4x4 continuou com o último modelo LJ, o LJ80. As mudanças na carroceria foram mínimas, com cavas das rodas dianteiras maiores e cavas das rodas traseiras alargadas para oferecer um design mais elegante. O capô, ainda preso com dois grampos de mola como nos LJs anteriores, foi ligeiramente levantado para dar espaço para a maior mudança - um novo motor. Esta era uma unidade de quatro tempos de 800 cc, refrigerada a água, de quatro cilindros, produzindo 41 cv. O LJ80 vendeu bem na Austrália, onde foi colocado à venda em 1978, mas isso foi apenas o começo. Quando o LJ80 foi exportado pela primeira vez para a Holanda em 1978, seguido pelo resto da Europa, criou e estabeleceu firmemente um novo setor de mercado para veículos recreativos 4x4 divertidos.

1980's

1981 - The SJ410 really broke into the new markets.

Em 1981 a Suzuki continuou a desfrutar de um crescente nível de sucesso no mercado doméstico, mas foi com a exportação do SJ410 que a empresa realmente invadiu novos mercados. Era um design totalmente novo para um veículo 4x4 que oferecia uma nova afirmação no estilo da moda. Fiel à herança utilitária, ainda apresentava suspensão de molas, embora isso tivesse sido suavizado com amortecedores a gás na traseira e ângulos de aproximação e saída aprimorados. Sob a nova carroceria, que apresentava uma grade inclinada, havia um novo interior e um motor totalmente novo, um quatro tempos de 1.000 cc de quatro cilindros com 45 cv. O chassi separado e as pequenas dimensões combinadas com um motor maior para tornar o SJ410 um verdadeiro matador de gigantes off-road, e continuou a expandir ainda mais o mercado de 4x4 de lazer criado pela Suzuki.

1984 - SJ413 - Com vendas em mais de 100 países em todo o mundo.

SJ413 - A Suzuki lançou um modelo SJ atualizado que, conforme indicado pelo nome do modelo, apresentava um motor leve de quatro cilindros de 1,3 litros que produzia 66 cv. No interior, os níveis de conforto do SJ413 foram desenvolvidos em linha com os requisitos do cliente e incluíram uma caixa de cinco velocidades.

1988 - A família Suzuki 4x4 expandiu-se com o lançamento do novo Vitara.

A família Suzuki 4x4 expandiu-se com o lançamento do novo Vitara, um modelo de 3 portas que logo ganhou seguidores entusiasmados. O novo Vitara foi complementado por um motor de liga leve de 1,6 litros. Era um verdadeiro 4x4 com chassis de aço separado, caixa de cinco velocidades, sistema de tração nas quatro rodas a tempo parcial e caixa de transferência de duas velocidades integrada. No entanto, a condução e o conforto alcançaram novos níveis com as molas de lâmina dos modelos anteriores substituídas por molas helicoidais dianteiras e traseiras, direção hidráulica padrão e um interior funcional, mas muito mais confortável. O 3 portas foi apenas o início de uma nova tendência no automobilismo 4x4.

1990's

1991 - A gama Vitara expandiu o modelo de 5 portas com maior distância entre eixos.

A gama Vitara expandiu-se, literalmente, com o modelo de 1,6 litros e 5 portas com maior distância entre eixos. A largura permaneceu a mesma, mas a distância entre eixos subiu para 2.480 mm e o comprimento total também aumentou para 4.030 mm. A essa altura alguns modelos passaram a contar com injeção de combustível para fornecer potência de 80 cv e conversor catalítico para reduzir as emissões. O desempenho do modelo de 5 portas evoluiu ainda mais com a introdução de 16 válvulas e injeção de combustível multiponto, fornecendo 95 cv. Mais espaço para as pernas, mais capacidade de bagagem e a opção de uma versão automática ajudaram a conquistar novos clientes para o Vitara.

1995 - O primeiro motor V6 de 2,0 litros trouxe uma nova sofisticação ao Vitara de 5 portas.

O primeiro motor 2.0 V6 de sempre num veículo 4x4 trouxe uma nova sofisticação ao Vitara de 5 portas. Com 134 cv produzidos suavemente, auxiliados por um motor de 2,0 litros com 24 válvulas e quatro árvores de cames, este foi o Vitara mais potente de sempre. Para combinar com o motor, a carroceria foi revisada, com elegantes protetores de respingos mais baixos e arcos alargados que acomodam rodas de liga leve mais largas opcionais. No interior, o interior foi revisto com características de especificação mais altas, como airbags duplos, vidros e espelhos elétricos e travamento central.

1997 - A gama Vitara estava completa.

Em 1996 a Suzuki introduziu um motor turbo-diesel e no ano seguinte ofereceu uma versão intercooler. A unidade de quatro cilindros de 2,0 litros deu excelente flexibilidade para uso off-road e condução confortável na estrada, juntamente com consumo de combustível econômico. O intercooling da unidade deu 23% mais potência e 29% mais torque. Distância entre eixos curta, distância entre eixos longa, 1,6 litros, 2,0 litros, gasolina, diesel, manual, automática - a gama Vitara estava completa.

1998

De um ponto de vista técnico, de um aspecto de estilo e de uma perspectiva de qualidade - o Grand Vitara leva a Suzuki confiantemente mais adiante no setor de automobilismo de estilo de vida e é uma ênfase contínua da filosofia corporativa da empresa de singularidade e inovação de mercado. Com o seu estilo de carroçaria elegante, full-frame robusto e potentes motores V6 de 2,5 litros e 2,0 litros de 4 cilindros - o Grand Vitara foi concebido para ter uma aparência confiante e alargar o âmbito do estilo de vida ativo dos utilizadores. No interior, o interior elegante é prático e confortável e foi projetado para flexibilidade e conveniência, a fim de acomodar com eficiência cinco ocupantes e suas demandas de estilo de vida. O novo Grand Vitara permite que mais clientes expandam seus horizontes de estilo de vida e explorem sua imaginação de condução, seja na cidade ou na estrada. Ele permite que cada cliente experimente um verdadeiro 4x4.

1998 - Uma nova era de desempenho e estilo

Tendo evoluído do SJ30 para o Samurai, a linha de veículos 4x4 compactos da Suzuki ganhou um novo modelo em 1998 na forma de um Jimny completamente redesenhado. Atualizações abrangentes na carroceria e no chassi significaram que o novo Jimny marcou o início de uma nova era do automobilismo 4x4 compacto. Amortecedores separados e molas helicoidais para as rodas dianteiras deram ao Jimny um curso de suspensão mais longo do que os carros 4x4 compactos anteriores da Suzuki e obtiveram uma resposta mais suave. E a adoção da suspensão de eixo rígido de três braços com molas helicoidais significou maior estabilidade off-road e melhor tração, resultando em um passeio mais inspirador de confiança, mesmo durante a condução entusiasmada. Outras características deste modelo inovador incluíam uma estrutura de escada recém-projetada e cubos de travamento de ar recém-adotados, que permitiam ao motorista alternar entre tração nas duas rodas e tração nas quatro rodas em movimento.

2000's

2001 - Espaço e conforto de sete lugares

Em 1981 a Suzuki continuou a desfrutar de um crescente nível de sucesso no mercado doméstico, mas foi com a exportação do SJ410 que a empresa realmente invadiu novos mercados. Era um design totalmente novo para um veículo 4x4 que oferecia uma nova afirmação no estilo da moda. Fiel à herança utilitária, ainda apresentava suspensão de molas, embora isso tivesse sido suavizado com amortecedores a gás na traseira e ângulos de aproximação e saída aprimorados. Sob a nova carroceria, que apresentava uma grade inclinada, havia um novo interior e um motor totalmente novo, um quatro tempos de 1.000 cc de quatro cilindros com 45 cv. O chassi separado e as pequenas dimensões combinadas com um motor maior para tornar o SJ410 um verdadeiro matador de gigantes off-road, e continuou a expandir ainda mais o mercado de 4x4 de lazer criado pela Suzuki.

2005 - Um atleta off-road com desempenho dinâmico para todas as situações

Esta próxima geração do Grand Vitara herdou a originalidade da série Vitara e representou uma evolução que impulsionou muito o reconhecimento dos utilitários esportivos Suzuki. Um design exterior que incluía bandas de rodagem largas, para-lamas alargados e rodas grandes deu ao novo Grand Vitara uma aparência de esportividade, dinamismo e estabilidade. O design da cabine também deu uma sensação de esportividade e dinamismo. Para um ótimo desempenho, havia uma escolha de três motores a gasolina (1.6L VVT; 2.0L; e 2.7L V6) e um motor a diesel (1.9L DdiS). A alta rigidez da carroceria foi garantida por uma estrutura de escada embutida. Um sistema 4x4 de quatro modos acomodava diversos terrenos. E a suspensão traseira multilink recentemente especificada combinou excelente manuseio off-road com estabilidade aprimorada na estrada.

2006 - Uma evolução ativa de emoção e luxo

O novo design crossover do Suzuki XL7 foi um passo à frente do estilo convencional para veículos utilitários esportivos e distinguiu claramente o XL7 do anterior Grand Vitara XL7. Como o único SUV premium de sete lugares com três fileiras de assentos na América do Norte, o XL7 ocupou o nicho de mercado que a Suzuki havia conquistado com o Grand Vitara XL7. Um motor V6 de 3,6 litros de alta potência recém-desenvolvido deu ao XL7 o desempenho esportivo que é uma marca registrada de todos os novos modelos Suzuki. Além disso, uma mudança de uma estrutura de escada para um corpo monocoque e uma mudança de um sistema de tração nas quatro rodas em tempo parcial para um sistema de tração nas quatro rodas controlado eletronicamente proporcionou conforto de condução e estabilidade de manuseio superiores.

2006 - Revolução X-over - SX4

Em 2006, a Suzuki lançou o SX4, que foi desenvolvido sob o conceito de "revolução X-over". O SX4 possui um sistema 4WD controlado eletronicamente conhecido como i-AWD. Este é um sistema 4WD projetado para avaliar a superfície da estrada e a situação de direção com base nas informações de uma variedade de sensores. Ele aloca de forma precisa e instantânea a potência de tração para as rodas traseiras por meio de um acoplamento de embreagem multidisco do tipo molhado controlado eletronicamente, no qual o grau de ação da embreagem magnética é modulado para atender às necessidades de tração. Além disso, o motorista pode selecionar o modo de condução entre três: modo 4WD Auto que controla automaticamente a potência de tração de acordo com as mudanças nas condições, modo 2WD que limita a potência de tração às rodas dianteiras e modo 4WD Lock que pré-aloca ampla torque para as rodas traseiras para quase 50:50 proporção. Isso oferece flexibilidade para escolher entre enfatizar a economia de combustível ou a capacidade de lidar com condições difíceis.

2009 - Kizashi satisfaz desejos que você nunca soube que tinha.

Em 2009, o sistema i-AWD foi aprimorado e incorporado ao Kizashi. Um novo recurso de controle feedforward foi adicionado para alocar de maneira ideal o torque, antes que qualquer derrapagem da roda dianteira seja detectada, para as rodas traseiras em resposta às condições da superfície da estrada e à forma como o veículo é conduzido. Isso resultou em decolagem, aceleração e curvas muito mais suaves. Além disso, a Suzuki adotou um sistema Synergetic Vehicle Dynamics Control. Isso melhora a estabilidade de direção monitorando totalmente as condições de direção com base nos sensores de ângulo de direção e taxa de guinada e controlando sinergeticamente os sistemas i-AWD e EPS (direção assistida elétrica).

2010's

2013 - Nova liberdade está aqui - SX4/SX4 S-CROSS

Liderada pelo lançamento do SX4/SX4 S-CROSS em 2013, a Suzuki propôs um 4WD ideal, o allgrip, com base em sua extensa história e experiência em 4WD. O allgrip não só oferece desempenho 4WD aprimorado, mas também combina brilhantemente três valores em grande demanda hoje: Diversão de dirigir, Tranquilidade e Alta eficiência de combustível. O 4WD não é mais apenas para determinadas situações ou usos, mas uma tecnologia para "todas" as pessoas em vários tipos de situações climáticas ou superfícies de estradas: seu valor agora se ampliou.

2014 - Agarre seu campo - Vitara totalmente novo

Em 2014, o All-New Vitara estreou no Mondial de l'automobile de Paris 2014 e, adicionado à programação do allgrip, estreou no SX4 S-CROSS e desde então ganhou uma grande reputação. O sistema de tração nas quatro rodas de última geração proporciona prazer de dirigir e tranquilidade em diversas condições, promovendo economia e limitando a carga que os carros com tração nas quatro rodas colocam no meio ambiente. O 4WD não é mais apenas para determinadas situações ou usos, mas uma tecnologia para "todas" as pessoas em vários tipos de situações climáticas ou superfícies de estradas: seu valor agora se ampliou.

2016 - ALLGRIP para todas as pessoas

Com quase 50 anos de experiência, a Suzuki redefiniu nossa tecnologia 4WD sob o nome allgrip para fornecer ainda mais confiança, satisfação e um horizonte mais amplo a todos os nossos clientes. A Suzuki agora permite que cada cliente escolha uma variante allgrip que melhor se adapte ao seu estilo de vida, anunciando as três subcategorias a seguir:
O ALLGRIP AUTO, com o sistema de tração nas quatro rodas com acoplamento viscoso, oferece tranquilidade ao motorista na condução diária, especialmente ao dirigir em estradas escorregadias ou superfícies com neve.
O ALLGRIP SELECT, o sistema de tração nas quatro rodas controlado eletricamente da Suzuk, fornece os valores inerentes "Diversão de dirigir", "Paz de espírito" e "Alta eficiência de combustível", permitindo que o motorista escolha entre quatro modos de condução (automático, esportivo, neve, e bloqueio), dependendo da superfície da estrada ou condições.
O ALLGRIP PRO oferece alta capacidade off-road para atender o espírito de aventura do motorista, e permite que o motorista vá além dos limites e explore o desconhecido, com o sistema de tração nas quatro rodas em tempo parcial com redução. Para apoiar cada cliente na expansão de sua gama de atividades e aprimorar seus diversos estilos de vida, continuaremos proporcionando maior tranquilidade e uma variedade crescente de prazeres e aventuras que os clientes podem desfrutar ao dirigir um veículo com allgrip. Por favor, visite o site allgrip para mais detalhes.

2016 - SUV compacto simples, mas icônico – Novo Ignis

Em 2016, a Suzuki lançou o novo Ignis, o único SUV ultracompacto. Ele combina o estilo icônico de SUV e funcionalidade versátil, incluindo ALLGRIP AUTO com função de controle de aderência. Além do sistema de acoplamento viscoso que distribui automaticamente o torque para as rodas traseiras quando as rodas dianteiras perdem aderência, a função de controle de aderência adiciona ainda mais tranquilidade para a condução diária, aplicando prontamente os freios nas rodas deslizantes para concentrar o torque em outras rodas, ajudando um arranque suave em estradas escorregadias.

2018 - Autêntico off-roader - Novo Jimny

O Jimny, uma obra-prima da tecnologia 4x4 da Suzuki, passou por uma mudança completa de modelo em 2018. Incorporando totalmente o conceito original do Jimny de um “veículo 4x4 pequeno e leve” com quase 50 anos, tornou-se ainda mais funcional, prático e bonito. Com um sistema 4x4 de meio período com diferencial central, o ALLGRIP PRO oferece alta capacidade de atender o espírito de aventura do motorista, e dá ao motorista força para enfrentar e explorar os desafios. Mantendo-se fiel às suas características principais, herda também uma estrutura em escada, os três ângulos e uma suspensão de eixo rígido de 3 braços com mola helicoidal.

Reserve Test Drive